Estou de volta as provas de longa distância! A meia maratona de Punta del Este provou isso! Voltei!!! \n/
E a volta veio em grande estilo, correndo minha primeira prova internacional, quebrei meu recorde pessoal em meias maratonas. Consegui a marca de 01:44:52, bem próximo do que havia planejado e quase 4 minutos abaixo do meu antigo recorde.
Mas o tempo final na verdade não foi o mais importante, o mais legal de tudo é que consegui correr bem praticamente todo o tempo, sem sentir dores e sem sentir o tendão. A prova foi perfeita, com clima agradável (nublado), temperatura amena (10ºC a 15ºC) e percurso plano com uma paisagem exuberante :-)
Muitos brasileiros correndo, devido ao feriado no Rio Grande do Sul, praticamente os gaúchos invadiram Punta kkk... Na hora da largada o idioma que mais ouvia era o português.
O único problema grave encontrado foi justamente os postos de hidratação, eram escassos, quase que de 5 em 5km e os copos eram de plástico e sem a capa, ou seja, impossível de se tomar correndo. Ao pegar o copo metade da água já era desperdiçada. E para tomar alguns goles, precisei praticamente caminhar.
Com dificuldade para beber água nos copos de plástico, com os famosos dedos ao fundo |
Mas vamos aos detalhes da corrida:
O boca aberta aqui errou a largada. Sim, eu errei. O horário da largada da meia eram 15 min após a largada para a maratona, mas como atrasou a largada em 15 min, larguei junto com a maratona às 08:15. Por sorte ouvi o locutor no momento em que cruzei o pórtico: "- Solo 42".
Olhei pra traz e vi que a maioria dos corredores estavam parados kkk... Me dei conta e voltei! Sorte!
Precisei novamente fazer meu ritual de aquecimento para a largada, mas tudo na boa.
15 minutos depois, às 08:30, foi dada a largada para meia maratona. Agora sim: Valendo!!!
Saí em ritmo de 05:00 por km. Encontrei o pace runner com a placa de 1 hora e 50 min e fui neste ritmo nos 3km iniciais. Essa parte da corrida foi bem legal, pois era a parte do percurso pela península mesmo e bem próximos a orla. Então nesta parte até chegarmos nos famosos dedos de Punta segui neste ritmo.
Parte inicial da prova pela península. Estava sobrando :-) |
A partir do km 4 ou 5, senti que estava muito tranquilo e que podia acelerar um pouco, foi o que fiz. Baixei meu pace para 04:50. Nesta parte da prova entramos no retão da Playa Brava, maior parte da prova, pois nesta parte era ida e volta. Neste ritmo fui até a volta no km 12 + ou -.
Quando fiz a volta, um pequeno declínio aproveitei pra acelerar um pouco mais, baixei para 04:45 na média e consegui manter neste ritmo até o km 18.
A marcação dos km na prova também não ajudou muito, as placas estavam no chão, e muitas vezes não visualizava para dar o lap no meu relógio. Em virtude disso não consegui fazer uma melhor analise do meu desempenho em partes da prova. A analise toda aqui é com base no meu sentimento.
No km 19 eu senti o cansaço, e o pior, foi bem na parte da prova onde todo mundo começa a acelerar para terminar. Neste final fui ultrapassado por alguns corredores e isso acabou baixando um pouco minha moral na parte crucial da prova. Quando entramos na cidade novamente, nos últimos 2 km meu ritmo devia estar perto dos 05:30. Então resolvi não forçar e me concentrar em terminar a prova bem. Levei assim até o final e quando cruzei a chegada surpresa.
PR: Personal Record: 01:44:52.
Foram 8 segundos abaixo do planejado!!! Aquele meio de prova a 04:45 fez a gordurinha necessária pra isso!
Enfim: Foi um grande final de semana, uma viagem maravilhosa ao lado da minha esposa e uma corrida para lá de desafiadora fechando com um PR.
Então Punta del Este: Ano que vem pretendo voltar! Quem sabe desta vez para os 42 km!
Abaixo o resultado oficial:
Posição no geral: 197°
Posição na categoria 35 a 39 anos: 32º
Meu tempo: 01:44:52
Distância: 21 km
Meu Pace médio: 00:05:00
Meu diploma de participação com o tempo bruto :-) |