domingo, 16 de maio de 2010

Treino longo do domingo

Uma das coisas que mais gosto de fazer no domingo é correr, e este treino de domingo é especial por que?

Meu velho companheiro, está surrado.

Simplesmente porque no domingo não tenho hora pra voltar, é o treino onde posso correr sem compromisso com horário, então sempre programo minhas planilhas de treino, para no domingo fazer o treino longo, ou seja, o treino de resistência, onde se corre uma maior distância do que nos outros dias de treinos normais.

Normalmente tento fazer de 3 a 4 treinos por semana, de segunda a sexta eles duram no máximo 1 hora, então tento fazer os treinos de velocidade nestes dias, que são treinos com tiros curtos mantendo uma velocidade superior a que corro normalmente, ou então, os treinos de fartlek, onde durante um tempo corro mais forte e em outro mais fraco.

Este treino longo também é legal pelo momento em que se realiza, normalmente no domingo pela manhã quando a cidade dorme, então o trânsito é menor do que de costume e as ruas estão praticamente liberadas para os corredores. Neste treino nem sempre tenho um percurso fixo em mente, simplesmente vou correndo e de acordo com meus estado de espírito decido o caminho a percorrer.

Hoje não quis forçar demais, normalmente nos treinos longos, tento fazer um percurso de quase 2 horas de corrida, mas como não treinei regularmente nas últimas 2 semanas e há a meia maratona no domingo que vem pra fazer, acabei correndo 01:15:26.

O que me surpreendeu foi quando coloquei no mapa a distância que percorri, pois controlo nestes treinos o tempo, não à distância. Essa só fico sabendo depois. :-)
Foram 15 km exatamente. Do ponto A ano N.
Mas com o surpreendente pace médio de 00:05:02 por km. Muito bom para um treino de distância!!!

Bom, esta próxima semana vou focar nos treinos de velocidade para estar pronto no domingo para a Meia maratona internacional de Porto Alegre :-) Ta chegando a hora!

Distância: 15 km
Tempo líquido: 01:15:26
Pace médio: 00:05:02

Nenhum comentário:

Postar um comentário