quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mizuno 10 milhas

No dia 11/09 aconteceu a etapa da Mizuno 10 Miles Series Porto Alegre. Organização nota 10 e tudo muito bem planejado para trazer o máximo de conforto aos corredores antes e depois da prova.

Sobre a minha participação:
Desta vez, motivado com os treinos que fiz nas 2 últimas semanas que anteceram a prova, me posicionei melhor na largada, mais a frente do que o de costume, para tentar evitar aquele atrolho da largada. Queria largar forte e consegui. Mas, como de costume larguei forte demais... Estava me sentido muito bem nas 3 primeiras milhas. 

Confesso que a marcação em milhas foi uma surpresa pra mim, fiquei aguardando a placa de 1 km para verificar meu ritmo mas ela não apareceu, achei que tivesse passado por ela sem ver, mas quando me dei por conta encontrei a placa de 1 milha, então acionei meu marcador de voltas. Isso me atrapalhou no início, pois perdi a noção da velocidade que eu estava e fazer os cálculos de cabeça naquele momento não estavam nos meus planos. Passei por muita gente, inclusive corredores que conheço e que costumeiramente chegam na minha frente.

Como estava me sentido bem, segui neste ritmo mais forte até passar pela 4ª milha, quando comecei a sentir os efeitos de ter forçado no início, reduzi a velocidade, e fui ultrapassado por alguns corredores até que...
Neste momento passaram por mim 3 corredores da equipe da Sogipa, como estavam em um ritmo "um pouco" mais forte do que eu naquele momento, resolvi acompanhá-los. Inclusive informei os caras: "-Vou na carona de vocês", e foi o que salvou minha prova, se eu não tivesse sido ultrapassado naquele momento e não seguisse o ritmo deles, certamente,  iria ficar pra traz e teria a corrida comprometida. Tudo efeito psicológico, não?

Então com muito esforço consegui manter o pace com essa galera e fui com eles até a milha 9, neste momento, quando passamos por um posto de hidratação, acabei ficando um pouco pra traz e ae perdi o foco e não consegui mais acompanha-los. Quando perdi os caras da mira, meu ritmo caiu, esta última milha foi a mais lenta da prova.

Nos 300 metros finais ainda consegui dar aquele sprint e finalizei a prova com meu recorde pessoal na distância com 01:17:49. Fiquei impressionado com meu tempo, pois o pace médio ficou na casa 00:04:50, que tem sido meu pace médio nas provas de 10 km.

Meu melhor tempo nas 10 milhas (na verdade antes tinham sido 16 km) era até então 01:24:31, uma melhora considerável se considerar o pace médio anterior de 05:17 para 04:50.

No final da prova, fui curtir a infraestrutura do evento, com direito a massagens pra relaxar. 

Segue abaixo o resultado final:

Posição no geral: 113°
Posição na categoria 31 a 40 anos: 49
Meu tempo: 01:17:49
Distância: 10 milhas
Meu Pace médio: 00:04:50

Um comentário:

  1. Que legal, valeu o esforço! Ainda não me imagino correr por mais de 1h! Parabéns!

    Priscila

    ResponderExcluir