terça-feira, 13 de novembro de 2012

De volta aos treinos...

Após um longo tempo parado devido a uma lesão de rompimento do tendão calcâneo, onde fiquei:
- 2 meses praticamente imobilizado;
- 3 meses de fisioterapia (50 sessões)
Voltei aos treinos de corrida neste mês \n/

Ontem fiz meu 4º treino praticamente iniciando do zero, começando com corridas intercaladas de caminhadas. O tendão reconstituído ainda incomoda quando do impacto ao solo, mas estou disposto a seguir com o cronograma e verificar se com a movimentação isso melhora.

Iniciei os treinos com orientação do Christian Bernsmüller, que montou meus cronogramas baseado na adaptação do meu "praticamente novo" ligamento calcâneo.

Também iniciei a fazer natação em outubro,  e isso com certeza ajudará bastante agora com a questão condicionamento físico.

Estou de volta aos treinos e logo logo devo ter uma previsão quanto ao retorno as provas de rua!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Minha primeira lesão grave

Parece que as coisas em 2012 não começaram bem do jeito que eu queria. Após me inscrever para a 1ª corrida do ano de 10 km e iniciar uma fase mais forte de treinamentos, após um longo período de apenas manutenção, minha 1ª lesão mais grave depois que iniciei a correr apareceu.
Rompi meu tendão calcâneo (ou tendão de aquiles) direito, e não foi treinando para as corridas, e sim jogando futebol em gramado sintético.
Fiquei quase 1 ano sem jogar futebol, justamente devido ao receio de me lesionar durante os treinos para as corridas. Esta era a segunda partida que jogava no ano e o pior aconteceu. Em um lance isolado, onde eu estava sozinho após dominar a bola o tendão estourou.
Segundo o médico, foi uma fatalidade, pois se não fosse jogando futebol iria estourar em um treino ou durante uma corrida. O tendão já devia estar me avisando a tempos que estava no limite.
Fatalidade!!!

Agora estou me preparando para a cirurgia que deve acontecer nos próximos dias, para reconstituição do tendão.
Fico de 6 a 7 semanas com o pé engessado, e sem poder encosta-lo no chão, após este período, inicia-se fisioterapia e posso pelo menos voltar a fazer musculação para iniciar a preparação da musculatura.
Correr??? Somente após 6 meses se tudo der certo. Ou seja, será um período bem difícil pra quem é movido pela adrenalina que as corridas geram. 
Ainda não caiu bem a ficha que não vou poder correr por todo esse tempo.
Sentado no sofá, olho na janela e enxergo corredores passando por aqui e me dá uma vontade imensa de sair porta a fora e sentir aquele vento no rosto novamente, mas...
Tento transformar isso em motivação, para após essa fase com gesso, me dedicar ao máximo na fisioterapia e sair dessa situação o quanto antes pra voltar a treinar e competir.
Tentarei manter o blog atualizado com o decorrer do meu tratamento e todo o meu esforço pra voltar as ruas.
Afinal, o desafio está lançado!!! Voltar antes de 6 meses a treinar e correr ao menos uma prova de 10 km em 2012.