domingo, 1 de novembro de 2015

Maratona Caixa do Rio Grande do Sul - 10k

Noite de 17 de outubro de 2015, e fazia apenas 1 ano e meio que não participava mais de provas de rua. Nossa! O tempo vôou! Mas cá estou eu para relatar mais esta prova e como me preparei para ela.

Creio que se não fosse pelo incentivo dos meus colegas de DBServer, eu não teria participado, pois não tenho treinando visando competir a mais ou menos este tempo, e não estava pensando em voltar por agora, mas... 7 semanas antes da prova, a galera se motivou a fazer e também acabei me inscrevendo.
Agora era treinar, tinha 7 semanas, tempo suficiente para alguém que estava treinando leve (1x por semana), que já tem um histórico de corridas e somente mantendo o preparo, intensificar os treinos visando a competição.


Busquei a planilha de treinos na web, preparei o terreno com 3 treinos semanais + a natação 2x por semana, deixei tudo pronto e organizado, mas.... (há sempre um más em tudo), não consegui treinar o que gostaria de ter treinando devido a rotina de trabalho e obras que estou vivendo :-(
Mantive 1 a 2 treinos semanais até a prova, e essa noite chegou. 

Vamos a corrida:

Me posicionei no final, pensando em largar moderado e fazer a segunda parte da prova mais rápida sem quebrar. Minha meta era fazer em menos de 55 minutos. Para quem já fez 10k em 46:00 é um tempo bem considerável, mas considerando a preparação que tive, estava de bom tamanho.
Então às 20 horas largamos. Início de prova, aquela empolgação deixei passar, mantive o ritmo lento e sem afobações, pace de 5:30 era suficiente para cumprir minha meta pessoal.
Mais um detalhe, meu Garmin com GPS estragou a um tempo atrás, então usei um cronômetro com contador de voltas, e o que me parece, a prova estava com marcações equivocadas quanto a distância, o que dificultou uma identificação do ritmo que estava.
Mas consegui me sair bem nos 5k iniciais, a noite estava agradável e a temperatura na faixa dos 17ºC e com aquela brisa refrescante que vem do Guaíba, isso ajudou muito.
Virando nos 5k, em frente ao Barra Shopping, e como eu estava me sentido bem, era hora de acelerar. Apertei o ritmo, mantendo um pace de 5'15" e consegui ir assim até o final. Muito bom! 
Fiquei muito feliz com o resultado pois consegui fazer a 2ª parte da prova bem melhor do que a 1ª, só isso já valeu a corrida.
Ter voltado a competir foi também compensador, há tempos estava sem colocar uma medalha no pescoço e sem sentir aquela sensação de desafio cumprido ao cruzar a linha de chegada.

Ponto negativo da noite: As marcações da prova estavam equivocadas, senti isso nas diferenças entre pontos de acordo com o ritmo que defini. Alguns amigos que fizeram a maratona, reclamaram que de acordo com seus GPS correram 44 km ao invés dos 42,125 habituais de uma maratona. #Fail total.
Na maratona, alguns competidores também reclamaram que ficaram sem medalhas ao fim da prova, mais 1 #fail da organização.
Temos que rever isso pessoal!!!

Agradeço aos meus colegas de DBServer pelo incentivo, principalmente ao Thiago Fortes, que correu sua primeira prova de 5 km nesta noite fazendo um excelente tempo. Parabéns cara! 


Cruzando a linha de chegada:
video


Então vamos ao meu tempo oficial:

Posição no geral: 155°
Posição na categoria 35 a 39 anos: 20º
Meu tempo: 53:47
Distância: 10 km
Meu Pace médio: 00:05:23